Muitos pensam que sabem o que é marketing. Mas, quando solicitados a definir, não conseguem ou se limitam a falar sobre uma pequena parte do que o conceito abrange.
Alguns pensam que marketing é apenas a divulgação do produto, seja por meio da publicidade, da geração de conteúdo redes sociais ou quaisquer outros meios.
Outros acrescentam as práticas de relacionamento com os clientes, o branding, o marketing direto.
É claro que essas respostas não estão completamente erradas – tudo isso é marketing. E o marketing é tudo isso, só que muito mais.
As empresas de pequeno porte muitas vezes deixam os investimentos em comunicação de lado devido ao alto custo.
Nesse contexto, o marketing tradicional e suas campanhas em revistas e jornais, por exemplo, possuem valores muito elevados, inviabilizando muitos empreendedores de divulgarem sua marca, produtos ou serviços.
Agora, imagine essa realidade: você tem uma empresa familiar de pequeno porte que atua no mercado varejista. Seu investimento em comunicação engloba alguns anúncios em jornais locais e pequenas ações próximas aos PDVs, como panfletagem.
Em tempos de crise, notou que essas estratégias não estão dando certo e que o seu negócio precisa se modernizar para sobreviver.
Assim, você deve considerar as mudanças nos hábitos de consumo – como a utilização da internet para avaliar produtos, acompanhar feedback de outras pessoas e encontrar novas soluções para os problemas que apresenta Assim, você deve considerar as mudanças nos hábitos de consumo – como a utilização da internet para avaliar produtos, acompanhar feedback de outras pessoas e encontrar novas soluções para os problemas que apresenta.
Então, está na hora de trabalhar uma outra abordagem que seja mais econômica, assertiva e que, além disso, consiga aproximar cada vez mais o cliente da empresa.
Sabemos que gerar mais resultado com um investimento menor parece conto de fadas, mas o marketing digital – junto do Inbound Marketing – vem para transformar essa utopia em realidade, desde que seja feito da forma correta – com as estratégias mais relevantes para a sua empresa e com ações bem elaboradas.
Com isso, o mundo digital permite que com um investimento menor do que os normalmente gastos em mídia tradicional muitas pessoas sejam impactadas pelos seus anúncios e entrem em contato com a sua marca.
Desse modo, o que antes era apenas uma estratégia suporte, hoje é um dos maiores artifícios das empresas que realmente querem crescer.
Tanto a criação de anúncios quanto a presença nas redes sociais se tornou obrigação para aqueles que almejam algum sucesso no mercado atual.
Então, seja para empresas de pequeno, médio ou grande porte, o marketing digital pode e vai mudar a realidade do seu negócio.
Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um Mercado-alvo com lucro. O marketing identifica necessidades e desejos não atendidos. Ele define, dimensiona e quantifica o tamanho do mercado identificado e do lucro potencial. Ele aponta quais segmentos a companhia é capaz de servir melhor e desenvolve e divulga os produtos e serviços apropriados.
O termo “marketing digital” foi usado pela primeira vez no início da década de 1990, mas o conceito de marketing online é muito mais antigo do que se pensa. Na verdade, você poderia dizer que o marketing digital começou quando o primeiro anúncio de televisão foi ao ar em 1941. Isso marcou o início do marketing na mídia de massa.
Para mais textos, continue navegando em nosso blog!